Está planejando fazer aquela viagem há muito tempo mas não consegue tirar a ideia do papel? Bem, a viagem dos seus sonhos pode estar mais perto de acontecer do que você imagina, basta seguir um bom planejamento e saber economizar! Veja a seguir 9 passos para você juntar dinheiro para viajar:

1. Tenha um cofrinho em casa

Pode até parecer um planejamento a longo prazo, mas se você começar a valorizar cada moeda, vai perceber que o seu dinheiro vai render. Você pode começar com alguns trocados e depois até aumentar o valor.

2. Separe o seu dinheiro

Separar bem o seu dnheiro é essencial. Economizar para viajar é um passo difícil, porém, é importante ressaltar que isto deve estar dentro do seu orçamento. Isto quer dizer que você deve estabelecer a porcentagem que pode retirar do seu orçamento para investir na viagem. Desta forma, o seu financeiro não é prejudicado e a sua viagem pode sair do papel.

3. Evite o cartão de crédito

O cartão de crédito é inimigo de quem quer economizar, pois acana deixando uma parte do seu dinheiro comprometida todo mês. O ideal é que você pague à vista, ou que evite parcelar. Se realmente precisar dividir a compra, opte pelas parcelas sem juros.

4. Planeje seus gastos

Um outro ponto muito importante para quem está querendo começar a economizar é o planejamento dos gastos. Anote tudo o que você gastou e comprou no último mês, suas contas e dividas a longo prazo.

5. Evite compras desnecessárias

Como você estará lidando com orçamento e base de gastos durante este período de economia, uma dica bem relevante é evitar as compras desnecessárias. Sabe aquele relógio que você amou? Deixe para comprar em outra ocasião ou busque pro promoções.

6. Procure produzir mais

O lema “Faça você mesmo!” também pode te ajudar bastante. Porucre produzir mais ao invés de comprar, seja na cozinha ou com objetos de decoração.

7. Abra uma conta

Para poder guardar ou investir o dinheiro da sua viagem, não se esqueça de abrir uma conta ou usar a sua poupança. Fique atento aos juros a fim de não perder nenhum centavo.

8. Procure trabalhos extras

Se você quer apressar a sua viagem, pode tentar conseguir trabalhos extras. O ideal é que você possa guardar todo o dinheiro extra para viajar.

9. Não use o dinheiro como fundo de garantia

É importante lembrar que você estará economizando com um objetivo final, portanto, finja que o dinheiro nem existe!! As suas economias não podem ser um fundo de garantia!